by Lucas correa

Esta talvez seja uma das perguntas que eu nunca faria. E se a Apple, fabricante do Mac, do iPod e do IPAD, comprar a Sony, fabricante de TVs, criadora do primeiro Walkman e dona do PlayStation? Como vocês devem ter lido, aparentemente a Apple está cheia de dinheiro e está pronta para novas oportunidades estratégicas. Hoje a Sony está avaliada em cerca de U$40 Bi, dentro dos padrões de compra da Apple que possui dispobível U$51Bi.
Mas vamos direto ao ponto, o que aconteceria se a Apple comprasse a Sony, independente se isso é um sonho muito improvável de acontecer.
Para começar, eu imagino que as marcas mais fortes da Sony, como PlayStation, Vaio e Bravia, seriam mantidas pela Apple. O principal motivo é que estas marcas estão muito bem estabelecidas em seus respectivos mercados e não seria necessário realizar qualquer alteração. Isso porque 51 bilhões de dólares podem comprar a Sony, mas não podem comprar o reconhecimento que marcas como PlayStation possuem no mercado.
A filosofia das empresas são bastante similares, ambas trazem ao consumidor a garantia de estar comprando um produto de qualidade e isso não mudaria com a aquisição.
Entretanto, se a Apple adquirir a Sony, seria o fim do Walkman. O aparelho da Sony, pioneiro na década de 80, hoje está em decadência e suas vendas são grandes apenas no Japão. Já os tocadores de música da Apple, os Ipods, dominam o mercado mundial e suas vendas aumentam a cada dia que passa.
Já no PlayStation, a Apple futuramente iria implantar a sua idéia de distribuição digital. Hoje a empresa americana distribui pelo iTunes músicas, programas de televisão, shows, filmes, livros e pela App Store jogos e aplicativos. Não é loucura pensar que com uma possível aquisição, este modelo de negócio seria adotado. Possivelmente significaria a morte do Blu ray.
O PlayStation Portable seria outro que poderia morrer, pois é concorrente do iPod touch. Mas com um sistema operacional iOS, jogos casuais e acessando a App Store, o portátil poderia reviver e voltar a vender muito.
E o PlayStation 4? Elegantemente projetado, fácil de usar, totalmente digital, branco com uma maça estampada, muito caro e desejado por todos. o PlayStation 4, projetado pela Sony e pela Apple, seria o aparelho mais desejado do planeta e todo geek moderno iria desejar um. Talvez seria o casamento perfeito entre hardware, software, design e filosofia.
Lógico que tudo não passa de um sonho, mas não deixa de ser muito interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário