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segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Review: Call of Duty Black Ops

by Lucas correa

Apresentação

A série Call of Duty acaba de ganhar o seu mais novo jogo, Call of Duty: Black Ops, que chega um ano após o lançamento de Call of Duty: Modern Warfare 2, o jogo mais vendido na história dos videogames. A primeira grande mudança foi a produtora, a empresa responsável por Black Ops é a Treyarch, enquanto Modern Warfare 2 foi produzido pela Infinity Ward. Para conseguir bater Modern Warfare 2, a Treyarch deveria melhorar justamente os pontos fracos do seu antecessor e descobriremos neste review se ela conseguiu.

Black Ops é dividido em três diferentes modos de jogo:

◦Campanha: O jogo se passa na década de 1960 principalmente em três diferentes países: Cuba, Rússia e Vietnan. Você estará na pele de Alex Mason, um soldado norte americano que está sendo torturado por inimigos que desejam obter inteligências americanas. O enredo é muito bom e a base do jogo são as lembranças (flashbacks) de Mason. Muito criticada em Modern Warfare 2, a história de Black Ops é melhor, mais longa e muito mais difícil (Sempre testamos o jogo na dificuldade Veterano, entretanto jogar em dificuldades mais fáceis tornará o jogo mais curto, visto que o jogador conseguirá passar pelos inimigos mais facilmente), o que torna o jogo muito mais desafiador ao jogador, mas não espere jogar este modo por muitas horas, ele é mais longo que Modern Warfare 2 mas ainda é um jogo “curto”. Além disso, como o jogo é baseado em lembranças/memórias (flashbacks), existe uma grande interferência do presente e do passado, feitas brilhantemente por efeitos especiais, e por não ser linear o jogo consegue misturar localizações em pouco tempo onde difersas pequenas histórias são contadas para que um grande quebra cabeça seja montado. Após o final da história, dificilmente ela será jogada, talvez apenas para conquistar troféus específicos.

◦Multiplayer: Partidas online competitivas entre diversos jogadores com a mesma qualidade dos demais jogos da série e uma boa quantidade de novidades.

◦Cooperativo: Um dos modos mais aguardados, presentes pela última vez em Call of Duty: World at War, onde quatro jogadores irão lutar contra zumbis.

Além dos modos de jogo, vale a pena ressaltar a mudança no layout dos menus que agora estão diretamente ligados ao modo campanha. Os menus estão ambientados ao jogo e ficaram mais simpaticos e interativos aos jogadores. Não daremos muitos detalhes para não estragar a surpresa, mas vale a pena conferir.


Gráficos

Black Ops é um jogo multiplataforma e por este motivo não oferece gráficos excelentes. Sabemos que as produtoras colocam “restrições” gráficas para jogos multiplataforma e por isso não podemos exigir que ele possua gráficos tão bons como jogos exclusivos.

Enquanto jogadores fanáticos pela série acharão os gráficos incríveis, ao olhar os detalhes descobrimos diversos pequenos problemas, principalmente no modo campanha onde passamos por diversos cenários. Garrafas que não quebram e pneus que não furam com tiros, personagens modelados de forma simples e com poucos detalhes e serrilhados. Entretanto no decorrer do jogo, principalmente se você jogar na dificuldade “veterano”, estes pequenos problemas não são notados e passam desapercebidos.

De uma forma geral Black Ops é um belo jogo e dificilmente veremos gráficos melhores na série na atual geração.


Som/Efeitos Sonoros

Jogamos Call of Duty: Black Ops em um Home Theater e mesmo sem suporte DTS o jogo impressionou, principalmente em cenas de muita ação e explosão. Para quem jogou os outros jogos da série, poucas diferenças serão notadas, mas os efeitos sonoros continuam ótimos.


A representação das vozes no modo campanha também é muito boa, também ajudada pelo “ambiente” criado nela. O personagem principal, que está sendo torturado, consegue passar ao jogador todo o sofrimento que está passando. Com uma mistura de narração em 3º pessoa e em 1º pessoa o jogo é contado de forma totalmente nova na série e esta narração, muito bem feita, coloca o jogador dentro da história.


Jogabilidade

A jogabilidade da série Call of Duty continua a mesma. Isso é ruim? Muito pelo contrário. Apesar de não simular de forma tão real um jogo de tiro, algo que Killzone 2 conseguiu fazer mesmo com milhares de críticas, ela irá agradar a maioria dos usuários que não irão ter dificuldades para se acostumar com os controles e sua sensibilidade.


Achamos apenas que o jogo poderia ter uma cadência melhor, isso é, sem tanta correria, mesmo quando os personagens estão andando. A impressão que temos é que o personagem está “flutuando” ou “andando de patins”, pois seus passos não criam uma movimentação real, o personagem está sempre “deslizando” pelo cenário. Esse problema pode ser muito notado ao subir uma escada, todas parecem escadas rolantes.

Concordamos que a jogabilidade de Call of Duty é um dos principais responsáveis pelo seu sucesso, junto com o seu modo online, mas isso não significa que melhorias não possam ser feitas. A nossa sugestão seria justamente essa, tornar a movimentação dos personagens mais real e com mais cadência.


Online

Diferentemente do modo história, que irá te prender por alguns dias/semanas, o modo online será aquele que conquistará o jogador pelos próximos meses. O modo online segue a fórmula dos demais jogos da série, você inicia em um level baixo e conforme conquista pontos irá liberar novas armas, acessórios, customizações, modos de jogo. Além disso tudo, outra coisa que irá agradar os fanáticos pela série é o novo Killstreak (habilidade adquirida após eliminar uma quantidade específica de inimigos sem morrer) do “carrinho de controle remoto com explosivos”, além de divertido ele é muito útil e mortal.



Uma boa novidade é o “Call of Duty Points”, pontos que sao acumulados conforme partidas são realizadas. Com estes pontos o jogador poderá “comprar” e liberar perks, killstreaks, acessórios para armas, equipamentos, etc… Antes eles só eram liberados após o jogador atingir um determinado nível de experiência, mas agora eles poderão ser comprados antecipadamente. As armas continuam sendo liberadas conforme o jogador sobe a sua experiência, mas você precisará de pontos para conseguir customizá-las. Por falar em customização, será através dos pontos que o jogador poderá alterar a pintura no rosto do seu personagem, a imagem de fundo no gamecards e outras pequenas customizações disponíveis no jogo.

Além de realizar compras, os pontos possuem outra importante funcionalidade, os contratos. Atravéz dos contratos o jogador é capaz de multiplicar a sua experiência se conseguir completar determinado objetivo dentro do tempo estipulado, um exemplo seria “comprar” um contrato onde você deve matar três jogadores com headshots sem morrer, normalmente você ganharia “X” pontos por realizar tal ação, com o contrato ativado você ganha “2X”. Apesar de simples de compreender, muitos dos contratos são bem complicados de serem executados além de custarem caro, mas quanto mais caro, melhor são as recompensas. Durante uma partida online, até três contratos poderão estar ativados, mas fique esperto, pois contratos não executados resultam em perda de pontos.

Os pontos farão com que os jogadores busquem não apenas experiências para subir de nível, mas também completar desafios para conquistar mais pontos e consequentemente melhorar os personagens, uma forma mais inteligênte que “prêmia” os jogadores que buscam completar objetivos e não apenas atirar para todos os lados em busca de experiência.

Para completar a experiência online o jogo ofereçe um modo cooperativo para até quatro jogadores que lutarão em conjunto contra Zumbis. Este sem dúvida é o mais divertido modo de jogo e o que mais exige “jogo de equipe”. Jogar contra zumbis é uma experiência única que poderá deixar muitos jogadores frustrados devido a sua dificuldade. Como em World at War, este modo é linear e dividido em níveis, conforme cada novo nível é ultrapassado uma nova “onda de zumbis” chega. Os jogadores conquistam pontos que poderão ser trocados em novas armas, munição e abertura de portas.

Conclusão

É fácil de entender porque Call of Duty é o jogo mais vendido no mundo, agora com Black Ops, que quebrou o record de Modern Warfare 2. O jogo trás uma experiência completa que irá agradar a todos. O seu modo online é extremamente viciante e prenderá o jogador por pelo menos 12 meses quando o novo jogo da série for lançado, o seu modo cooperativo é incrível e revive os zumbis na série e a sua história agora é mais longa e difícil que o seu antecessor.

Se você gosta de jogos de tiro, Call of Duty: Black Ops é o jogo do momento, um investimento para pelo menos 12 meses de diversão e milhões de outros jogadores te esperando para jogar online.

Pontos Positivos

◦Modos de jogo diversificados.



◦História contada de forma inovadora e que prenderá o jogador até o final.


◦Call of Duty Points, que irá transformar o modo competitivo do jogo (online).


◦Zumbis!!!


◦Dificuldade veterana extremamente difícil!

Pontos Negativos

◦História relativamente curva.








3 comentários:

  1. Cod Black Ops é muito daora,um dos melhores jogos de 2010!!

    Se possivel veja e comente nossa analise sobre o COD Black ops tbém!!

    http://tecnojogosbr.blogspot.com/

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  2. http://tecnogamesoblog.blogspot.com/
    aceitamos a parceria...
    aguardando resposta

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  3. aki é do blog 8gdc e estou fazendo parceria com vc me add tambem : http://8geracaodeconsole.blogspot.com

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