
IndustryGamers: Qual foi o progresso da Sony na América Latina?
Mark Stanley: Nós estamos trabalhando na região nos últimos dois anos. Os nossos consoles começaram a ser lançados oficialmente em Fevereiro de 2009 na região e hoje contamos com 19 países em nosso portfólio… E um dos nossos maiores desafios e também um dos maiores comprometimentos é dar acesso aos produtos PlayStation no mesmo dia que os Estados Unidos. Nós pudemos realizar isso no último ano, antes um jogo era lançado com até um mês de atraso nos países da América Latina em relação aos Estados Unidos, hoje o atraso foi minimizado para poucos dias ou até lançamentos simultâneos.Nós temos jogadores “hardcore” em todo o mundo, incluindo na América Latina, e estamos recebendo uma grande resposta destes jogadores. Desde a formalização da distribuição dos produtos PlayStation na região no ano passado, começamos a ter oportunidade de criar um relacionamento maior com os jogadores, mostrando o que é a cultura PlayStation. Os próximos passos serão divulgar ainda mais a marca, através de redes sociais, comerciais de televisão e divulgação em massa.
—
IG: Então esta é a primeira vez que a Sony realiza uma grande ação de marketing na América Latina? E vocês decidiram criar inteligentemente bundles de consoles PlayStation 3 com jogos de futebol na região, esporte muito mais popular na AL, esta é uma das estratégias?
MS: Parte da nossa estratégia é dar mais atenção a cada uma das regiões e não simplesmente lançar os mesmos jogos dos Estados Unidos. Jogos de futebol dominam o mercado na América Latina e por isso damos mais atenção para estes jogos na região. Um outro exemplo é Killzone 3, o jogo será lançado no ano que vem e será totalmente localizado para a região. Estamos trabalhando com os desenvolvedores para que os jogos sejam desenvolvidos para cada região e para uma estratégia de longo prazo, os resultados que estamos obtendo são ótimos, novos kits de desenvolvimento foram enviados no final deste ano para que os desenvolvedores possam realizar este processo de forma mais rápida e com melhor resultado.
—
IG: Por falar em regionalização e conteúdos específicos, isso será aplicado para a PlayStation Network na América Latina? A região pode esperar uma loja de videos, por exemplo, com conteúdo exclusivo?
MS: Com toda certeza. Nosso objetivo é deixar a PlayStation Network acessível a todos os países onde o PlayStation 3 já está presente. Nossa visão, particularmente a minha visão, é também disponibilizar conteúdos relativamente importantes para cada país da região. Por exemplo, possuir uma Video Store Latino Americana onde as pessoas possam assistir filmes e shows que são relevantes em seus países e não apenas o mesmo conteúdo dos Estados Unidos. Este projeto é de longo prazo, mas já estamos trabalhando em todos os países para que isso seja feito.
—
IG: Este pensamento será levado também a Playstation Store? Obviamente milhares de pessoas na América Latina utilizam a loja Americana e talvez estas pessoas gostariam de ver conteúdos específicos.
MS: Com certeza!
—
IG: Recentemente a Sony divulgou os números da venda do PlayStation Move na América do Norte e na América Latina, como você vê o Move na América Latina?
MS: O Move está sendo um enorme sucesso para nós. Nós lançamos o Move em diversos países da América Latina e em boa parte deles o lançamento ocorreu no mesmo dia dos Estados Unidos. O resultado foi de produtos esgotados em um curto período de tempo e a demanda é crescente. Ainda não temos unidades suficientes para a região, mas estamos trabalhando para que a falta de controles seja solucionada.
—
IG: E o PSP na América Latina? No geral as vendas do PSP nos Estados Unidos sofreram um declinio nos últimos meses, no Japão o console ainda vende muito. Como é o mercado do PSP na América Latina?
MS: Estamos vendendo o PSP por um preço muito bom na maioria dos países da América Latina e o console portátil tem vendas acima das nossas espectativas. Também disponibilizamos uma boa quantidade de jogos para o console, boa parte deles a um preço muito acessível e acreditamos que este seja o motivo do grande sucesso do aparelho na região.
—
IG: Você gostaria de adicionar mais alguma informação sobre a América Latina?
MS: Estamos trabalhando cada vez mais para tornar o PlayStation a principal plataforma em todos os países da América Latina. Todos os países são de extrema importância para nós, do Brasil a Argentina e Chile, encontramos milhares de jogadores hardcore e fanáticos pelas plataformas PlayStation que estão “secos” por entretenimento. O Brasil, por exemplo, é um país de quase 200 milhões de pessoas com uma economia em constante crescimento, é sem dúvida o maior foco da Sony Computer Entertainment America e estamos trabalhando para servir o país de forma completa. Estamos trabalhando para servir os jogadores de forma regionalizada, oferecendo comercialização e distribuição de jogos e consoles. O crescimento da marca PlayStation na América Latina é hoje um dos principais focos da Sony Computer Entertainment America, pois nenhuma outra região no mundo cresce tando, em termos de jogos, como ela.
Estamos apenas começando a trabalhar na região e para uma empresa Global como a Sony, os resultados estão acima das expectativas, as vendas são crescentes e praticamente dobram a cada trimestre. Começamos a ver uma incrível mudança da cominudade de jogadores nos países da região e estamos acompanhando de perto este crescimento. Este é um momento muito importante para a região. No lançamento de God of War 3, o Brasil recebeu um evento exclusivo em um shopping de São Paulo, onde mais de 10 mil pessoas estavam presentes aguardando pelo jogo, nunca esperávamos por tantas pessoas e um entusiasmo tão grande e é esse tipo de movimento que nos faz ver o potencial da região.
Os jogadores da América Latina podem esperar um grande investimento da Sony na região, estaremos cada vez mais presentes na vida das pessoas.
—
Podemos ver que a Sony está realmente trabalhando muito para crescer na América Latina, no Brasil parece que estamos uma etapa atrás dos demais países da América Latina, o PlayStation 3 foi lançado oficialmente apenas a alguns meses, o PlayStation Portable e o PlayStation Move ainda não chegaram oficialmente por aqui.
Acreditamos que a Sony do Brasil está trabalhando para tornar possível a comercialização de mais jogos, acessórios e consoles, mas ainda sentimos falta de um maior relacionamento entre empresa – meios de comunicação – jogadores. Já é possível encontrar publicidade da empresa em revistas especializadas no país, mas o contato com a Sony é sempre difícil e muitas vezes não somos respondidos.
A Ps3 e Cia Brasil é acima de tudo um grande fã dos produtos da empresa japonesa e torce para que os investimentos no Brasil aumentem cada vez mais, sabemos que o projeto por aqui ainda é embrionário, mas esperamos que a Sony possa abrir suas portas para os jogadores e para a mídia de uma forma geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário