by Lucas correa
O PlayStation 3 finalmente foi lançado no Brasil e esse foi um dos maiores marcos de 2010 para os jogadores brasileiros. Em Agosto deste ano a Sony trouxe ao país o seu console da 3º geração, o primeiro a ser lançado oficialmente no país, com um preço sugerido de R$1.999 e o último modelo (Slim de 160GB). Mas até onde este lançamento influenciou e mudou os hábitos do jogador nacional?
Durante todo o 1º Semestre deste ano os rumores do lançamento do console no país cresceram e criaram muita expectativa que se transformaram em um balde de água fria sobre os fãs da marca japonesa. O preço do console foi um dos principais fatores e os impostos foram apontados como os grandes vilões desta história, mas ao fazer as contas, adicionando os impostos e possíveis custos de distribuição, o preço atingido é praticamente metade do preço praticado pela Sony no Brasil.
E aqui começa a revolta dos jogadores mais bem informados: Porque a Sony está elitizando o PlayStation 3 no país?
Além disso problemas na distribuição e a falta de informações dos principais pontos de venda causaram muita dor de cabeça aos que tentaram comprar o seu aparelho, ou jogos. Até os atendentes da Loja SonyStyle pareciam perdidos no primeiro mês de vendas e enquanto jogadores casuais não percebiam tais falhas, os mais fanáticos se sentiam “ofendidos” pela falta de profissionalismo.
Mas mesmo aos trancos e barrancos o console finalmente chegou no Brasil. E com ele vieram dezenas alguns de jogos a um preço de R$199 (Lançamento) e R$129 (Catálogo). Os preços dos jogos não desagradaram a todos, mesmo estando um pouco acima da média, a grande maioria dos usuários acabou comprando a versão nacional de God of War 3 (Mesmo lançado antes do próprio PlayStation 3), ModNation Racers e Gran Turismo 5.
Vale destacar positivamente os eventos de lançamento do God of War 3 e Gran Turismo 5, superando muitos eventos de países de primeiro mundo. No lançamento do God of War 3 centenas de pessoas se juntaram em uma loja da Sony onde Kratos estava presente, enquanto no lançamento de Gran Turismo 5 alguns dos carros mais desejados do planeta circularam pela cidade em alta velocidade promovendo o jogo.
E no final do ano o PlayStation Move, controle de movimendos do PlayStation 3, chegou oficialmente no Brasil. O PlayStation Move provou que a teoria dos impostos altos não fazem nenhum sentido e que existe sim um grande lucro da Sony e das revendas quando os produtos são relacionados a videogame. O controle foi lançado nos Estados Unidos a U$99 (R$170) e chegou custando incríveis R$799. Digamos que os impostos do console PlayStation 3 e do PlayStation Move sejam semelhantes, temos a seguinte tabela de preços:
PlayStation 3
U$299
R$1.999
PlayStation Move
U$99
R$666 R$799
É a mais pura matemática, se um produto custa 1/3 de outro, o seu preço importado deveria ser próximo deste valor. Mas os custos de importação do PlayStation 3 são maiores (O console é maior e mais pesado e o frete é mais caro) e mesmo assim o PlayStation Move conseguiu achar uma diferença extra de R$133. O concorrente do Move, o Kinect da Microsoft custa U$130 e está sendo vendido oficialmente no Brasil por R$599.
Só podemos tirar duas conclusões do lançamento do Move no Brasil:
◦1º A Sony do Brasil está totalmente por fora do mercado, não conhece os clientes em potêncial, pensa que não existe internet e que ninguem sabe fazer contas.
◦2º Estão querendo tornar o PlayStation 3 o console da elite, vendido a preço de Luxo, super faturando um console e colocando a culpa nos impostos.
É evidente que existe um sério problema de personalidade da Sony no Brasil. Ela está querendo atingir um público colocando em prática preços que este público não pode pagar. Os gerentes da Sony no Brasil aparecem em sites grandes (Uol Jogos) ou revistas de Games (Dicas e Truques de PlayStation), falam sobre a postura da empresa no país e de certa forma tentam se aproximar do público, mas tomam atidudes que não fazem sentido a esta postura. O preço do PlayStation 3 no país é realmente muito alto, mas o preço do PlayStation Move não faz sentido algum, está totalmente fora dos parâmetros de impostos e mostra que a Sony realmente não deseja obter sucesso no Brasil, visto que é quase 35% mais caro que o concorrente.
Mas acima de especialistas em PlayStation e em Video Games, nós somos amantes dos jogos e queremos que o Brasil torne-se cada vez mais um mercado crescente. Apoiamos todas as iniciativas das produtoras no Brasil (Não apenas da Sony), concordando ou não com elas, tendo elas sucesso ou não no mercado. É muito claro que o mercado nacional é embrionário, por parte das produtoras, e muito grande, por parte dos jogadores, e enquanto as produtoras não conseguirem ver isso será constante as reclamações de sites e jogadores. Somos um público exigente, com opinião formada e conhecedor do assunto, as empresas devem se preparar para lidar com este público e não com desinformados.
Pontos Positivos da Sony no Brasil em 2010:
◦Lançamento do PlayStation 3.
◦Lançamento do God of War 3 (Evento).
◦Lançamento do Gran Turismo 5 (Evento).
◦Lançamento do PlayStation Move.
Pontos Negativos da Sony no Brasil em 2010:
◦Preço praticado na venda de consoles, acessórios e jogos.
◦Falta de informação e desconhecimento de atendentes das lojas da SonyStyle e/ou credenciadas pela Sony.
◦Falta de apoio aos meios de comunicação.
Expectativa / Desejos para 2011:
◦Lançamento os exclusivos de 2011 no Brasil: LittleBigPlanet 2 (Sem informações), Killzone 3 (PT-Br como idioma, mas sem data de lançamento nacional), inFamous 2, Resistance 3, Uncharted 3, entre outros…
◦Revisão na política de preços de consoles, acessórios e jogos.
◦Lançamento do PlayStation Portable (Ou PlayStation Portable 2).
◦Lançamento da PlayStation Network no Brasil.
E você jogador, o que achou deste primeiro ano da Sony em território tupiniquim? Quais foram suas impressões do trabalho realizado pela unidade brasileira da empresa Japonesa? Quais atitudes você aprova e quais você desaprova e o principal, o que você acha que pode melhorar? Reflita e publique a sua opinião.
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